Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento

Alguns proprietários acreditam que cuidar de um animal de estimação, em particular um gato, é apenas alimentação oportuna, alterando o enchimento da bandeja, pentear e outras preocupações domésticas. Na verdade, os proprietários devem cuidar da saúde do animal de estimação, então eles precisam conhecer as regras para a vacinação de gatos.

Acredita-se geralmente que os cães são mais propensos a serem vacinados, e felinos, especialmente aqueles que passam todo o tempo dentro do apartamento, são, por definição, protegidos de todos os tipos de doenças transmitidas em condições de rua, em particular da raiva, privando, etc., mas isto não é assim.

A necessidade de vacinação

Isso existe? É claro que o risco de contrair uma doença em um gato doméstico que não visita a rua é um pouco menor do que o risco de contaminação de um animal que vive fora de casa. Neste caso, os animais de estimação podem facilmente ser infectados pelas partes da terra e poeira que entram na casa com seus sapatos, às vezes com roupas, etc.

Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento

Gatos de rua infectados liberam sua urina, fezes e saliva para o meio ambiente.

Todos esses produtos de origem animal também contêm um vírus que passa instantaneamente para o seu animal de estimação, estando muito próximo dele.

Muito provavelmente, você mima seu animal de estimação com grama suculenta da rua, que também pode se tornar uma fonte de infecção para o animal.


Muitos donos nem sequer pensam em quão perigoso isso é, mas, por exemplo, na raiva, que é transmitida a uma pessoa, o gato morre na maioria dos casos de infecção. Inseguro e outras doenças para o seu animal de estimação, bem como para os seres humanos. Por exemplo, privar você e você e as crianças que moram em um apartamento podem sofrer, e curá-lo não é tão fácil quanto parece.

Um animal pode ficar doente por causa da imunidade enfraquecida, cujas razões são:

  • Comida pobre;
  • Má ecologia;
  • Excesso de trabalho;
  • Estresse freqüente;
  • Mudanças freqüentes de temperatura.

No entanto, mesmo a presença de boa imunidade em um gato não garante que ele não será afetado pela doença, por isso é necessário vacinar contra doenças como líquen, raiva, catnip, calziviroz, rinotraqueíte infecciosa.

Tipos de vacina

De acordo com o princípio de ação, as preparações são classificadas da seguinte forma:

Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento
  • Monocomponente (monovalente) Eles permitem que o animal desenvolva imunidade a uma única doença;
  • Complexo (multivalente). A composição da vacina inclui vários tipos de vírus, para que o gato desenvolva imunidade a várias doenças simultaneamente. Os vírus contidos na preparação não entram em conflito entre si, por isso não prejudicam o animal de estimação. Via de regra, ao vacinar gatos, é introduzido um medicamento que protege contra doenças infecciosas e raiva.

O resultado da administração da vacina pode ser verificado doando sangue para análise, o que indica o nível de anticorpos.

De acordo com que vírus são usados ​​para injeção, existem dois tipos de medicamentos administrados:

  • "Vivo". Incluem modificado ou enfraquecido nos vírus de laboratório que causam uma reação da imunidade. Tais preparações de enxertar a gatos normalmente fazem-se de panleukopenia, clamídia, rhinotracheitis, calciviroza;
  • "The Dead". Para tais drogas, vírus mortos por substâncias químicas ou aquecimento são usados.

Apesar do fato de que as drogas são diferentes, o efeito é o mesmo. Entrando no corpo de um animal, eles provocam sua imunidade para lutar contra vírus, devido ao qual uma reação protetora durável é desenvolvida.

Esquema de Vacinação Animal

Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento

Antes de recorrer ao veterinário para a introdução do medicamento ao animal de estimação, vale a pena se familiarizar com o algoritmo pelo qual ele é realizado.

Também é necessário levar em conta a idade do animal de estimação. Nas primeiras semanas de vida ele ainda tem anticorpos transmitidos a ele por sua mãe, e mais perto da semana 10 ele se torna mais vulnerável.

Portanto, o esquema de vacinação para gatos sugere que, pela primeira vez, o procedimento é realizado em 10-12 semanas de vida do animal de estimação.

Se sua mãe não foi vacinada, então deve ser realizada às 8 semanas. Se você encontrou seu animal de estimação na rua, é improvável que você descubra se sua mãe foi inoculada.

Neste caso, a vacinação é geralmente realizada em aproximadamente 8 semanas da vida do gatinho, mas a nomeação deve ser feita pelo veterinário após o exame.

Se o evento foi adiado por causa do estado de saúde, ele não pode ser realizado com a idade de 4-7 meses, independentemente da raça de gatos, e que vacinação é feita. Isso se deve ao fato de que nesse período os animais têm seus dentes trocados.

O esquema de vacinação é o seguinte:

Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento
  • Se o animal não tiver sido vacinado durante o ano, a vacina deve ser
    rinotraqueíte, panleucopenia. Durante a gravidez, vacine o animal de estimação "Vivo" vacina não pode ser - pode prejudicar gatinhos futuros;
  • Em 6-8 semanas, uma vacina é dada a partir de calciviroza, rinotraqueíte, panleucopenia;
  • Com 12 semanas de vida, o gatinho é examinado por ELISA. Se o resultado for negativo, a vacinação contra a leucemia é realizada após o exame;
  • A partir da pneumonia do gato, a vacina é administrada em 10 semanas de vida do animal, e a revacinação (reinjeção) é de 14 a 16 semanas. Repetir o procedimento é necessário 1 vez / ano;
  • Às 16 semanas da vida do gatinho, há também uma inoculação contra a raiva, bem como uma segunda vacinação contra a rinotraqueíte, panleucopenia, calciviroza;
  • Em 15-16 meses, uma inoculação contra a raiva, panleukopenia, leucemia, calciviroza, rhinotracheitis faz-se. Procedimentos adicionais são realizados a cada ano.

Regras básicas

Eles precisam ser levados em conta para que o evento só se beneficie e não prejudique.

Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento
  1. Não vacine em casa sozinho. Apenas um veterinário sabe como fazer isso sem danificar os músculos do animal;
  2. É obrigatório fazer a desparasitação por 7 a 10 dias antes do procedimento. Se isso não for feito, o medicamento injetado não terá a eficácia necessária;
  3. Quanto aos gatos mais velhos, a vacinação requer consulta com um veterinário. Se a vacina já foi previamente vacinada, praticamente não há perigo de introduzir medicamentos para um gato idoso. Se não foi vacinado antes, na velhice, geralmente é feito, se necessário, para proteger o animal de contrair doenças infecciosas em caso de tal ameaça;
  4. Animais de estimação grávidas não podem ser vacinados, nem podem ser animais amamentados ou doentes. O mesmo se aplica ao período pós-operatório (cerca de um mês), tratamento antibiótico. Recusar da vacinação segue e em caso se ao animal no próximo mês a operação é necessária;
  5. A fim de não ferir o animal, ele não deve ser vacinado se você planeja se mudar, enviar um animal de estimação para a exposição, acasalamento.
Regras e esquema para vacinar gatos, cuidar de animais após o procedimento

É importante lembrar que apenas um gato saudável precisa ser vacinado, caso contrário, pode haver consequências negativas.

Lembre-se, um gato pode vomitar após a vacinação. Este estado é o limite da norma, sendo a reação do corpo à droga. Muitos veterinários estão inclinados a acreditar que o vômito normalmente pode ser aberto uma vez. No entanto, isso pode acontecer mais de uma vez.

Se não parar por muito tempo (dentro de alguns dias), você deve entrar em contato com o veterinário.

Este estado nem sempre se manifesta e muitas vezes é o resultado da intolerância aos animais de uma droga. Se você quiser vomitar na próxima vez que não aconteça novamente, escolha outra vacina - talvez, o organismo do animal reagirá de forma diferente.

Lembre-se que a saúde do seu animal de estimação é a área de sua responsabilidade, e a vacinação oportuna ajudará a protegê-lo de várias doenças.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 5.00 из 5)
Loading...
Like this post? Please share to your friends:
Leave a Reply

49 + = 50

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: